Quem inventou a Internet e como isso aconteceu?

Quem inventou a Internet e como isso aconteceu?

A Internet foi o trabalho de dezenas de cientistas, programadores e engenheiros pioneiros, que desenvolveram novos recursos e tecnologias que eventualmente se convergiram para se tornar o maior polo de informação que conhecemos hoje.

A origem da internet

Os primeiros sinais da internet começaram no início dos anos 1900, quando Nikola Tesla teorizou um "sistema sem fio mundial". Ele acreditava que, com energia suficiente, poderia transmitir mensagens através do oceano para a Inglaterra.

Os visionários Vannevar Bush e Paul Otlet levantaram a hipótese da mecânica da internet, uma máquina chamada de "Memex", que permitiria aos usuários classificar grandes conjuntos de documentos conectados por meio de uma rede de links.

A Internet como a conhecemos se originou no início dos anos 1960. Foi quando JCR Licklider, um cientista de computação da empresa de tecnologia Bolt, formulou algumas ideias exclusivas sobre redes globais em uma série de memorandos, descrevendo uma "Rede Intergalática de Computadores".

Sua ideia era de conectar computadores ao redor do mundo, onde qualquer pessoa perto de um computador poderia compartilhar informações. Essa ideia veio no momento certo, pois a Guerra Fria fez com que os Estados Unidos procurassem por uma rede de comunicação que pudesse sobreviver a um ataque nuclear.

ARPANET, a precursora da Internet atual

As ideias inovadoras de Licklider o levaram a assumir a posição de diretor da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ARPA, agora conhecida como DARPA), a agência governamental responsável pela criação de uma rede de computadores conhecida como ARPANET, a precursora da Internet atual.

A ARPANET usou a comutação de pacotes para permitir que vários computadores se comuniquem em uma única rede. A tecnologia continuou a crescer na década de 1970, depois que os cientistas Robert Kahn e Vinton Cerf desenvolveram o Transmission Control Protocol e o Internet Protocol, ou TCP/IP, um modelo de comunicação que estabelecia padrões de transmissão de dados entre múltiplas redes.

Como a World Wide Web contribuiu para a internet

Foi adotado pela ARPANET o TCP/IP em 1º de janeiro de 1983, e a partir daí os pesquisadores começaram a montar a “rede de redes”, que serviu como precursor da internet moderna. De lá, essa rede foi renomeada como "World Wide Web".

A World Wide Web foi criada pelo cientista da computação Tim Berners-Lee. Embora muitas vezes seja confundida com a própria Internet, a Web é, na verdade, apenas o meio mais comum de acessar dados on-line na forma de sites e hiperlinks, a Internet é todo o pacote.

A web ajudou a popularizar a Internet entre o público e serviu como um passo crucial no desenvolvimento da vasta quantidade de informações que a maioria de nós agora acessa diariamente.

Assuntos relacionados