Músicas melancólicas que você deve evitar ouvir

Músicas melancólicas que você deve evitar ouvir

Escutar músicas melancólicas nos momentos em que estamos muito tristes, dependendo da nossa personalidade e como nos relacionamos com uma determinada música, pode trazer muitos prejuízos para a nossa vida.

Segundo os pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida, os sons melancólicos são relaxantes. Ao contrário do que muitos pensam, pessoas tristes não escutam esses tipos de canções para se sentirem pior, pelo contrário, é uma forma de conseguir lidar com os problemas.

Entretanto, o psicólogo Bernardo Cherulli, especialista em terapia cognitivo-comportamental, a personalidade pode influenciar a relação com as canções. “Pode depender muito da história de vida, da autorreflexão, de como a pessoa olha para si mesma. Isso pode influenciar a maneira como a música é interpretada e como as emoções são geradas”.

Neste post, foram escolhidas algumas músicas melancólicas que podem influenciar pessoas que estão em um estado emocional muito abalado a se sentirem cada vez piores, ou até mesmo, cometer um atrocidade contra a sua própria vida.

Músicas

7. Mad World - Riverdale


O psicanalista Arthur Janov, foi quem influenciou na composição dessa canção. A sua letra "os sonhos nos quais estou morrendo são os melhores que já tive" passa a mensagem de que os sonhos de experiências intensas como a morte serão os melhores em liberar tensão. Para aqueles que estão na "bad", escutar essa música, provavelmente, terão uma piora no seu estado emocional.

6. ManualDoSuicidio - kamaitachi


Pelo menos, aparentemente, o próprio nome da música já deixa bem claro o seu propósito. Mas esta música não trata especificamente de um tutorial para que a pessoa venha tirar a sua vida, porém, a sua letra incentiva bastante a aderir o suicídio como uma forma de acabar com as suas dores.

5. Broken - Lund


Broken é uma música associada a formas profundas de depressão. Entretanto, o significado da sua letra tem sido discutido constantemente. De qualquer forma, ao analisar esta canção ao pé da letra, podemos perceber que há um apelo ao suicídio em detrimento da situação que a pessoa se encontra.

É necessário ter cuidado, e o mais importante, se distanciar de músicas que podem tirar ainda mais a vontade de viver, ou de continuar lutando para sair de um estado depressivo.

4. Um sorriso que sempre cai - MrAlls


Essa é mais uma daquelas músicas que realmente podem te colocar para baixo, fazendo você se sentir uma pessoa inútil, que não sente mais prazer em viver a vida como ela é, e que "estar acordado é um pesadelo". Em síntese, essa é mais uma música que deve ficar longe de seus ouvidos.

Quando estivermos tristes, devemos nos ocupar com coisas boas que nos tragam lembranças agradáveis e nos deem mais vontade de enfrentar a vida. Sabemos que não é fácil, todos temos nossas dificuldades, temos que matar um leão todo dia, pode ser difícil, mas não é impossível.

3. Demons - Imagine Dragons


Provavelmente, você já deve ter ouvido essa música. Demons, significa nossas lutas, fraquezas, medos, aquilo que queremos que permaneça oculto, que são os nossos maiores problemas. Há muitas coisas ocultas dentro de cada um de nós e, cada pessoa tem seus mistérios.

A melodia da música pode agradar muito os nossos ouvidos, porém a sua letra prega uma mensagem que aparentemente não é nociva, mas ao aprofundarmos nela, vemos trechos como "Não quero decepcionar você, mas meu destino é o inferno, embora tudo isso seja para você, não quero esconder a verdade", essa parte pode ser um gatilho para o suicídio, principalmente para aquelas pessoas que sofrem de depressão e que já pensaram diversas vezes nessa possibilidade.

Logo, são músicas como essa que apesar de bela a sua melodia e, até mesmo a sua letra para algumas pessoas, ainda sim, podem trazem muito prejuízo para a vida de alguém que está com a sua saúde mental abalada.

2. Kill Yourself - $UICIDEBOY$


Esta música trata a dor e o sofrimento de forma bem explícita em sua letra. Indubitavelmente, esta canção possui uma das piores letras para se ouvir e principalmente refletir a respeito. Ela faz questão de deixar bem claro que já é hora de desistir da vida, e agora só resta se afogar nas mágoas, beber, se drogar até perder a consciência.

É como se fosse um desabafo de uma pessoa que de fato desistiu da sua vida, que o mundo real agora é um pesadelo, só resta entregar tudo e acabar com esse sofrimento através da morte.

1. Gloomy Sunday


Gloomy Sunday é uma canção escrita pelo pianista e compositor Húngaro R. Seress, em 1933. Segundo uma lenda urbana, essa música inspirou centenas de suicídios. Ela era conhecido como "música suicida húngara" nos Estados Unidos, onde até o o seu próprio compositor, Seress, cometeu suicídio em 1968, mas alguns rumores sobre a música são infundados.

Se você escutar essa música, provavelmente, lembrará de cada momento triste que já teve em sua vida. Para algumas pessoas, a letra da canção pouco importa, o essencial é escutar algo que agrade a seus ouvidos. Porém, nessa música, tanto a sua letra quanto sua melodia foram construídas para levar alguém a refletir sobre algo realmente triste.

As músicas não devem nos fazer sentir pior, esse jamais deve ser o seu objetivo, pois elas influenciam muito em nossas emoções, e como sabemos, muita das vezes tomamos uma decisão baseada mais na emoção do que na razão.

Ao invés de escutar canções tristes com letras desestimulantes e que prejudique a sua autoestima, busque por canções que cumpram com esse papel. Todo mundo merece ser feliz, mas a felicidade depende de cada um de nós, devemos buscá-la e alcançá-la.

A partir de agora, busque por uma música que realmente traga benefício para sua vida. As músicas gospel cumprem muito bem esse papel, pois de forma alguma a intenção delas será de colocar você ainda mais para baixo, como dito antes, você merece ser feliz.

Selecionamos três músicas que podem melhorar o seu dia, ouçam e reflitam na sua letra.

Músicas melancólicas para você ouvir

Aquieta Minha Alma - Ministério Zoe


Eu Cuido de Ti - Canção e Louvor

Isaías 9 - Rodolfo Abrantes


Para finalizar, deixaremos a você dois belos versículos bíblicos que merecem a sua atenção. Por favor, leia e reflita sobre eles.

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11:28-30
"Por isso não tema; pois estou com você, não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa". Isaías 41:10